Data:26/10/2021 Postado por: Redação
Não são só as cobras que têm surgido, misteriosamente, em vasos sanitários. Na manhã desta segunda-feira (25), foi a vez de um filhote de gambá surpreender uma funcionária de uma empresa de Jaraguá do Sul na hora de usar o banheiro.
“A pessoa abriu a tampa e viu que o bichinho estava lá dentro. Levou o um susto”, comenta o biólogo Gilberto Duwe, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), que foi acionado em seguida.
Segundo o biólogo, a suspeita é de que o animal estava no local desde a noite anterior. “Acabou perdendo bastante energia, ficando bem cansado; então, foi fácil de pegar”, comenta.
E o cheiro?
Como se trata de um filhote, o odor forte, tipicamente exalado pelos gambás adultos, não foi tão intenso. O que chamou a atenção mesmo foi a demonstração de outro comportamento típico da espécie: a tanatose – ou, “se fingir de morto”, em palavras mais cotidianas.
“É um comportamento que eles utilizam se estão expostos a algum tipo de perigo ou de predador”, comenta. “Eu o coloquei na caixa e acabou se fingindo de morto”, completa.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE