Data:29/12/2021 Postado por: Redação
Tripulantes e passageiros de um cruzeiro que parou em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, foram impedidos de descer na cidade na terça-feira (28) após casos de Covid-19 serem confirmados dentro da embarcação.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leila Crócomo, 14 funcionários do navio e dois turistas estão com coronavírus.
A embarcação permaneceu em alto-mar. Equipes da prefeitura estiveram no navio e coletaram amostras dos casos identificados e suspeitos, que serão enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise e, se for o caso, identificação genômica.
Em nota, a Anvisa informou que a embarcação saiu de Santos (SP) no domingo (26) e, naquela ocasião, apresentou 19 casos positivos de Covid-19. Quinze passageiros e quatro em tripulantes tiveram que descer do navio.
De acordo com a MSC Cruzeiros, foram cinco tripulantes contaminados, totalizando 20 casos.
Em seguida, após o desembarque de todos os ocupantes, foi feita a desinfecção na embarcação e a Anvisa autorizou que o cruzeiro seguisse viagem até Santa Catarina. Na segunda (27), o navio esteve em Porto Belo, também Litoral Norte catarinense.
Sobre os casos positivos, a secretária de Saúde de Balneário Camboriú informou que ainda não é possível saber se são da variante ômicron.
Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) está acompanhando a situação.
A pasta afirmou que os casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde em com a cidade.
G1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE